Monday 14 September 2020

Setembro Amarelo – Mês da Prevenção da Vida

Realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em comemoração ao Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, no dia 10 de setembro, a campanha Setembro Amarelo tem como objetivo desmistificar o tema e conscientizar a população de que o suicídio pode ser evitado. O suicídio envolve causas socioculturais, genéticas e ambientais, mas a existência de um transtorno mental é considerada um forte fator de risco. De acordo com uma pesquisa da World Psychiatry, um diagnóstico de transtorno mental se aplicaria em 96,8% dos casos de suicídio. Segundo o presidente da ABP, Antônio Geraldo da Silva, “isso não significa que o suicídio esteja sempre relacionado a um transtorno mental, mas devemos ter em mente que os transtornos mentais são um importante fator de risco para o suicídio”, disse o psiquiatra. Psiquiatra em Brasilia Na lista de transtornos mentais que aumentam as taxas de suicídio estão a depressão, o transtorno bipolar e os decorrentes do uso de álcool e outras substâncias psicoativas. “Transtornos de personalidade, esquizofrenia e ataques de ansiedade também devem ser observados com atenção”, diz Silva. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 800.000 pessoas cometem suicídio a cada ano em todo o mundo, o equivalente a um incidente de suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, os números também impressionam: segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, foram registrados 11.821 casos de suicídio em 2012, uma média de 32 casos por dia. A campanha do Setembro Amarelo acontece em todo o país, e várias cidades aderiram. Desde o início do mês, muitos monumentos foram iluminados em amarelo para apoiar a campanha.

Como Prevenir um Suicídio?

O suicídio raramente acontece sem aviso. Como colega, você pode estar na melhor posição para reconhecer quando um amigo pode precisar de ajuda e ajudá-lo a consegui-la. Você pode ver os sinais pessoalmente, ouvir falar deles de segunda mão ou vê-los online nas redes sociais. Nunca ignore esses sinais. Embora o suicídio esteja tipicamente associado à dor da doença mental (em particular, depressão e sentimentos associados de desamparo e desesperança), às vezes há situações específicas que desencadeiam ações suicidas, como romper com um namorado ou namorada, reprovar na escola, sofrer bullying, ou sofrendo abuso, perda ou outro trauma. É importante aprender esses sinais de alerta e o que fazer se os vir em você ou em um amigo. O suicídio é evitável. Ao ouvir, falar e agir, você pode salvar uma vida.

Sinais de alerta de suicídio

  1. Notas de suicídio . Estes são um sinal de perigo muito real e devem SEMPRE ser levados a sério.
  2. Ameaças .  As ameaças podem ser afirmações diretas (“Eu quero morrer”. “Vou me matar.”) Ou comentários indiretos (“O mundo seria melhor sem mim”. “Ninguém sentirá minha falta mesmo.”). Os adolescentes podem fazer ameaças indiretas por meio de brincadeiras, comentários em tarefas escolares, como escrita ou arte especialmente criativa, ou online por meio da mídia social. As crianças mais novas e aquelas que podem apresentar algum atraso no desenvolvimento podem não ser capazes de expressar seus sentimentos em palavras, mas podem fornecer pistas indiretas na forma de encenações por meio de comportamento violento.
  3. Tentativas anteriores . Se alguém já tentou o suicídio no passado, é mais provável que tente novamente. Esteja muito atento a qualquer amigo que já tenha tentado o suicídio (especialmente aqueles que o tenham tentado recentemente).
  4. Depressão . Quando os sintomas de depressão incluem fortes pensamentos de desamparo e desesperança, uma criança ou adolescente está possivelmente sob maior risco de suicídio. Fique atento a comportamentos, comentários ou postagens que indiquem que seu amigo está se sentindo oprimido pela tristeza ou por visões pessimistas sobre o futuro.
  5. Depressão “mascarada” . Às vezes, comportamentos de risco podem incluir atos de agressão, uso de armas de fogo e abuso de álcool / substâncias. Embora seu amigo possa não parecer “deprimido”, o comportamento dele pode sugerir que ele não se preocupa com sua própria segurança.
  6. Arranjos finais . Esse comportamento pode assumir várias formas. Em adolescentes, pode ser dizer adeus aos amigos, dar bens valiosos ou deletar perfis, fotos ou postagens online.
  7. Machucando a si mesmo . Os comportamentos de automutilação são sinais de alerta tanto para crianças quanto para adolescentes. Os comportamentos autodestrutivos comuns incluem correr para o trânsito, pular de altura e arranhar / cortar / marcar o corpo.
  8. Incapacidade de se concentrar ou pensar com clareza . Se um amigo está passando por momentos difíceis, isso pode se refletir no comportamento em sala de aula, nos hábitos de dever de casa, no desempenho acadêmico, nas tarefas domésticas ou mesmo na conversa. Se eles começarem a faltar às aulas, tirando notas ruins, agindo mal na aula, esquecendo-se ou realizando mal as tarefas da casa ou falando de uma forma que sugira que estão tendo problemas para se concentrar, esses podem ser sinais de estresse e risco de suicídio.
  9. Mudanças dramáticas .  Pais, professores e amigos costumam ser os melhores observadores das mudanças repentinas em alunos suicidas. As mudanças podem incluir afastar-se de amigos e familiares, faltar à escola ou às aulas, tornar-se menos envolvido em atividades que antes eram importantes, evitar outras, incapacidade de dormir ou dormir o tempo todo, ganho ou perda repentina de peso, desinteresse pela aparência ou higiene. A felicidade repentina e inexplicável (após um período prolongado de tristeza) também pode ser um sinal de alerta para o suicídio.
  10. Plano / método / acesso . Uma criança ou adolescente suicida pode mostrar um maior interesse por armas de fogo e outras armas, pode parecer ter maior acesso a armas, pílulas, etc. e / ou pode falar ou sugerir um plano de suicídio. Quanto maior o planejamento, maior o potencial de suicídio.

O que você pode fazer para ajudar um amigo?

  1. Conheça os sinais de alerta!  Leia a lista acima e guarde-a em um local seguro.
  2. Não tenha medo de falar com seus amigos . Ouça seus sentimentos. Certifique-se de que eles sabem o quanto são importantes para você, mas não acredite que você pode evitar que eles se machuquem por conta própria. A prevenção do suicídio exigirá a ajuda de adultos.
  3. Não faça acordos .  Nunca mantenha em segredo os planos ou pensamentos suicidas de um amigo. Você não pode prometer que não vai contar – você tem que contar para salvar seu amigo!
  4. Conte a um adulto .  Fale com seus pais, os pais de seus amigos, o psicólogo ou conselheiro de sua escola – qualquer adulto de confiança. Não espere! Não tenha medo de que os adultos não acreditem em você ou o levem a sério – continue falando até que eles ouçam! Mesmo que você não tenha certeza se seu amigo é suicida, converse com alguém. Esta é definitivamente a hora de se prevenir, não se desculpe!
  5. Pergunte se sua escola tem uma equipe de emergência.  Muitas escolas organizaram equipes de crise, que incluem professores, conselheiros, assistentes sociais, psicólogos escolares e diretores. Essas equipes ajudam a treinar todos os funcionários para reconhecer os sinais de alerta de suicídio e também como ajudar em uma situação de crise. Essas equipes também podem ajudar os alunos a entender os sinais de alerta de violência e suicídio. Quer você ache ou não que alguém da sua escola pode ser suicida, descubra se a sua escola tem uma equipe de emergência no local. Se sua escola não tem uma equipe de crise, peça ao seu conselho estudantil ou orientador do corpo docente para começar uma equipe.
setembro amarelo Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/

O post Setembro Amarelo – Mês da Prevenção da Vida apareceu primeiro em Marketing para Clínicas Médicas.



source https://med-br.com/setembro-amarelo-mes-da-prevencao-da-vida/

No comments:

Post a Comment

Guia Definitivo De Como Escrever Uma Boa Biografia No Instagram

Assim como quase tudo na internet, a biografia do Instagram (ou somente “bio”) é responsável por causar uma primeira impressão, podendo...